quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Exame Papanicolau

O câncer no colo do útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina brasileira, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos. 

Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura. 

As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), por isso é importante a sua realização periódica.





O grupo de Adriana Amaral, Carolina, Joelma, Thailane e Verônica investigou o conhecimento de mulheres do Recôncavo Baiano sobre o exame Papanicolau.

Foram investigadas 47 mulheres, com idades entre 19 a 68 anos; 38,3% possuíam ensino médio completo; 21,1% eram donas de casa.

96% informaram já ter ouvido falar sobre o exame Papanicolau, 85% associam o exame a prevenção de doenças (sem especificar o câncer do colo do útero), e 83% delas realizam o exame, 47% utilizam o serviço privado para sua realização.

Sobre quem deveria realizar o exame, 25% responderam corretamente (Toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que estão entre 25 e 64 anos)

66% das mulheres responderam que o exame deve ser realizado anualmente. O INCA esclarece que inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentarem resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

Sobre os cuidados para garantir um resultado correto no exame, 47% informaram não dever ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame; 9% informaram precisar evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame, 10% lembraram ser importante não estar menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

Sobre o que fazer após o exame, 49% responderam corretamente ao afirmarem que era retornar ao local onde foi realizado o exame (ambulatório, posto ou centro de saúde) na data marcada para saber o resultado e receber instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao profissional de saúde.

Orientar, esclarecer, incentivar!!! Lembrem desse compromisso enquanto estudantes de enfermagem!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreve aí...